Esta imagem te incomoda? Os cientistas descobriram o porquê

A tripofobia é o medo de um grupo de buracos, como os orifícios de uma esponja, um favo de mel ou bolhas em uma xícara de café. Para pessoas que não possuem tripofobia, as imagens são inocentes e não dão nenhum pouco de ansiedade. Já para quem tem a fobia, apenas uma imagem destas pode deixá-lo com intensas sensações de medo e ansiedade.

Alguns psicólogos da Universidade de Kent, Reino Unido parecem ter encontrado a causa desta fobia: um medo incontrolável de parasitas e doenças.

O estudo foi publicado na revista Cognição e Emoção (Cognition and Emotion, em inglês). Os formuladores da teoria contaram que este medo incontrolável por buracos esteja associado ao medo incomum de pegar doenças infecciosas ou infecções parasitárias.

Acredita-se que este tipo de fobia é uma resposta do corpo para proteger a pessoa de possíveis fontes de infecção. Por exemplo, algumas pessoas sentem nojo de sangue, até do mau cheiro dele, esse nojo serve como proteção, para dissuadir a pessoa a evitar a possível fonte de doenças.

O estudo foi feito com mais de 600 pessoas, sendo metade com tripofobia e metade sem. Os participantes tiveram que observar 16 fotografias de furos e cachos e também responderam um questionário. Oito das imagens mostradas tinham total relação com partes doentes do corpo, como erupções cutâneas ou carrapatos embutidos, enquanto as oito demais não tinham qualquer relação com doenças, como buracos perfurados em paredes e vagens de sementes.

As oito imagens que estavam relacionadas às doenças tiveram um efeito negativo nos dois grupos. Porém, as que não estavam relacionadas a doenças provocaram resposta apenas nas pessoas com tripofobia.

As pessoas que sofrem de tripofobia relataram que sentiram sentimentos como desgosto, náuseas e até desejo de vomitar ao verem as imagens. Elas também contaram que experimentaram sensações como prurido na pele e uma estranha sensação de que insetos estavam caminhando pelos seus corpos.

Assim como muitos dos nossos medos, a tripofobia trata-se apenas de uma resposta a um medo ou ansiedade excessivamente generalizada por causa de parasitas e doenças infecciosas.

 

Fonte: Hypescience

Comentários no Facebook

18 animais que são super parecidos com algumas pessoas ou coisas

10 pessoas que com certeza estão tendo um dia muito pior do que o seu…