Curiosidades

Você sabia que existe um supervulcão enterrado em São Paulo?

img_20161230_182243.jpg

​Provavelmente você não sabe, mas existe sim um vulcão enterrado no meio de São Paulo. 

Segundo especialistas, esse vulcão foi responsável por dividir os continentes da África e da América do Sul há mais de 130 milhões de anos. Ele está enterrado há mais de 400 km abaixo das cidades de Ribeirão preto e São José do Rio Preto. 

Se você acha que essa notícia é recente, você está bastante enganado: o primeiro estudo divulgado sobre o vulcão apareceu no a revista científica nature, publicada em 1995 por uma equipe de brasileiros e norte-americanos. 


Por alguma razão que desconhecemos, essa descoberta passou despercebida dos olhos do povo até pouco tempo.
Recentemente, em outubro de 2011, foram foram feitas novas pesquisas na região da Pedreira Saída,  localizada em Ribeirão Preto. Com a participação de grandes universidades, como o Centro de Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a participação do renomado geólogo Bigin Óskarsson, da Universidade da Islândia. 

Depois de estudarem o local, eles descobriram que havia muitos vulcões ativos em uma grande região que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e  Rio Grande do Sul. Nessas regiões há uma extensa área com lavas solidificadas. 
Se você mora na região, não precisa se preocupar, segundo os cientistas o vulcão não representa nenhum risco. 



Fonte: Curta e Curioso 

Comentários no Facebook
CONTINUAR LENDO
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top