Abelhas são declaradas os seres vivos mais importantes do planeta.

As abelhas são importantíssimas para os humanos em vários aspetos, entre eles a produção de mel, mas atenção, que a sua importância maior não é produzir esse nectar para o nosso consumo.

A função mais importante das abelhas é a contribuição que elas dão às plantas por todo o mundo. Elas geram uma enorme cadeia natural de flora e polinização da qual a vida no planeta depende muito.

Graças a isso, não foi uma grande surpresa quando, há 10 anos, o Royal Geographical Society de Londres declarou as abelhas como seres vivos insubstituíveis.

O anúncio fez parte de uma competição denominada Earthwatch, cuja final foi entre as abelhas e os plânctons. Durante a apresentação, cientistas apresentavam argumentos para defender a sua tesa sobre cada uma das espécies e as pessoas presentes deveriam votar em qual ser elas consideravam mais importante.

“Um mundo sem abelhas seria um mundo sem pessoas”

As abelhas desempenham um papel fundamental na biodiversidade e a agricultura global depende de 70% desse trabalho. A sua importância é tão imensa que 250 mil espécies de flores dependem das abelhas para se reproduzir. Além disso, muitas frutas e vegetais também ganham uma ajudinha delas, que tem impacto em cerca de 90% da produção de alimentos no mundo.

Além disto, 70 de 100 produtos consumidos por nós na industria de cosméticos dependem da intervenção das abelhas. A polinização é tão importante que sem ela as plantas não poderiam se reproduzir, o que levaria a extinção de espécies da fauna terrestre do planeta.

Sua importância é tanta que a cidade de Curitiba está espalhando abelhas sem ferrão em seus parques, como uma forma de disseminar árvores nativas. Na Suécia, foi erguido até mesmo um monumento para celebrar nossas amigas voadoras.

É por isso que as abelhas são cruciais para o nosso planeta e para o resto das espécies.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: CONTI outra

Comentários no Facebook

teste

Lacoste mudou seu crocodilo para 10 espécies ameaçadas de extinção. Conscientizando seus consumidores com elegância.