Por que algumas pessoas possuem veias saltadas em seu corpo?

O nosso corpo é uma fantástica máquina – literalmente. Para funcionar, cada parte de nosso corpo funciona como uma engrenagem que estimula nosso corpo a fazer determinada ação, cada um com sua própria função. E uma das mais importantes engrenagens do nosso corpo é o sangue, para você ter uma ideia, Um ser humano adulto possui, em média, cerca de 200 mil quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos no corpo. É algo realmente fantástico!

Mas essas veias ficam escondidas em nosso corpo, algumas poucas são visíveis, mas em sua maioria, eles ficam dentro de nosso corpo. As veias podem mostrar vários problemas de saúde se você souber diferenciar cada estado delas. Porém, em alguns casos, algumas pessoas possuem muitas veias saltadas que são bem evidentes em seu corpo.

Geralmente, pode se notar este tipo de veias em pessoas que praticam muitos exercícios físicos, como praticantes de academia ou fisiculturistas. Mas o que será realmente que essas veias nestas pessoas significam? Ficou curioso? Então continue lendo…

1. Exercícios físicos intensos.

As pernas que você está vendo na foto acima pertencem a um usuário do Reddit, que publicou esta foto logo no início de sua rotina de treinos na academia. O médico Doug McGuff, que escreveu o livro “Body By Science”, relatou em seu livro que exercícios pesados por um longo período pode provocar o efeito da foto.

“Intervalos de atividades intensas podem produzir este efeito. O carregamento muscular e a fadiga produzem um influxo para o músculo, então exercícios que provoquem esta reação podem produzir um inchaço venoso”, disse McGuff ao ‘Health24‘.

2. Envelhecimento.

Veias saltadas podem aparecer em seu corpo com o passar do tempo, esta é uma característica comum em pessoas mais velhas. Na nossa infância, nosso corpo é protegido por uma camada mais grossa de gordura, porém ela acaba afinando com o passar do tempo. Com o tempo, esta camada vai se tornando mais fina, causando o aparecimento de veias saltadas.

3. Pele translúcida.

Algumas pessoas nascem com peles muito translúcidas, que torna mais fácil a visualização de veias. Isso geralmente ocorre por causa da genética herdade pela pessoa, mas também está ligado a algumas doenças de pele, por isso, se notar algo diferente, consulte imediatamente o seu médico.

4. Gravidez.

A gravidez também pode causar o aparecimento de veias saltadas. Devido ao fluxo elevado de sangue que uma grávida tem durante a gestação, é bastante comum que até mesmo mulheres que não apresentaram nenhuma característica venham a ter veias saltadas.

No entanto, trata-se de algo que não costuma preocupar muito os médicos, e que normalmente desaparece após o nascimento do bebê.

Em todos os casos, no entanto, é sempre aconselhável ter o acompanhamento de um médico.

5. Na dúvida, consulte um médico.

Mesmo que as veias saltadas tenham uma grande ligação com a atividade física do nosso corpo, é sempre bom consultar o médico, ele irá fazer uma análise mais profunda e diagnosticar melhor, caso estejamos com algum problema.

Fonte da matéria: Saber Mais

Comentários no Facebook

Você sabia que cada personagem da Turma do Ursinho Puff representa uma doença mental?

10 vezes que um simples erro na comunicação fez as pessoas receberem coisas bem diferentes das que pediram