”Nova” teoria diz que a Terra não é plana e sim em formato de rosca

Nós últimos dias, temos notado na internet a intensa dircrusao sobre o formato da Terra. Já foi comprovado de todas as formas que a Terra é redonda, mas existem centenas de teorias sobre o formato do planeta. A mais polêmica de todas é a teoria da Terra plana, intensamente defendida por seus seguidores, os terraplanistas.

Existem muitas teorias na internet, como a Teoria da Terra Dodecaedro, a Teoria da Terra da Banana, a Teoria da Terra do Taco, etc. Mas uma nova teoria improvável está ganhando muitos adeptos: a Teoria da Terra de Donut.

A Terra Rosquinha

Muitos internautas estão defendendo a teoria de que o planeta Terra não é nem plano, nem rendendo, mas sim uma rosquinha.

Porém não é de hoje que essa teoria surgiu, ela apareceu primeiramente no site FlatEarthSociety.org, em 2008. A história viralizou depois de um post do usuário Rosenpenis. Depois deste post, muitos usuários aperfeiçoaram a teoria, um deles foi o usuário Varaug, que postou um tópico sobre o assunto em 2012.

A teoria diz que existe um gigantesco buraco bem no centro do planeta Terra. O usuário Varaug argumentou que não conseguimos ver o buraco porque “A luz se dobra e segue a curvatura toróide, tornando o buraco invisível”. E não para por ai, ele criou outra teoria sobre como a gravidade funciona na Terra rosquinha: “Imagine um donut. Imagine um donut de geléia. A gravidade age em direção ao congestionamento”.

Desde entao, a teoria da Terra em formato de rosquinha ganhou muitos adeptos na internet. A teoria havia sumido, porém, em 2016, alguns usuários do mesmo site redescobriram o tópico e os modelos teóricos da Terra em forma de rosca voltaram a ser assunto. Um usuário conhecido como Dinosaur Neil, disse: “Estou feliz em ver outros defensores da teoria da Terra toróide aqui. Eu venho promovendo isso há muito tempo, mas ninguém parece me apoiar. Eu não consigo entender o porquê”.

A teoria da rosquinha, segundo a ciência

É claro, essa teoria, assim como as outras não são nem um pouco cientificamente corretas. Já foi provado há muito tempo que a Terra é redonda. A Teoria da Terra em forma de rosca, assim como a Terra plana, não se sustentam em nenhum fundamento científico.

O Dr. Tabetha Boyajian, um astrofísico muito experiente, explica que em um toróide não teria como haver noite ou dia, nem nasceres e pores do sol, como acontece na Terra, e claro, não haveriam dias de 24 horas, pois não haveria rotação da Terra. No modelo toróide, o planeta seria atingido de forma desigual pelo sol. Isso significaria que as estações do ano variariam de acordo com o ângulo do donut terrestre em relação ao sol.

O Dr. Tabetha ainda nos dá dois exemplos simples de fenômenos físicos que a Teoria da Terra de Donut não poderia explicar. O primeiro deles é o pêndulo de Foucault, que mostra os efeitos físicos da rotação da Terra.

E o outro é a sombra vista da Terra durante um eclipse. Em um planeta em forma toróide, a sombra desse fenômeno também seria em forma de rosquinha. Diferentemente das sombras arredondadas que os terráqueos documentaram por séculos.

Para o Boyajian, as explicações dadas por Varaug não preenchem os requisitos básicos para formular uma teoria real. “Qualquer uma dessas afirmações é apenas dizer: ‘Sabe de uma coisa, vou apresentar uma ideia nova sem motivação para isso. Apenas oito coisas que podem ser consistentes com isso. E não é assim que desenvolvemos teorias”.

Ou seja, chegamos a conclusão de que a Terra de Donut não passa de mais uma teoria criada por conspiracionistas, que não seguem nenhum fundamento científico. Mas e você, o que achou desta teoria? Você concorda com ela ou discorda?

Fontes: Fatos Desconhecidos ,O tempo

Comentários no Facebook

Miojo pode causar infarto, AVC e até câncer, diz especialista

Ele quebrou o braço e decidiu que, em vez de gesso andaria com as joias do infinito no braço!