10 fatos pouco conhecidos, cujo conhecimento pode um dia salvar a sua vida

Muitas situações de perigo ocorrem diariamente em nosso dia a dia, muitas delas podem inclusive levar ao óbito. E muitas dessas situações poderiam ser evitadas caso as pessoas tomassem simples cuidados que poucas pessoas conhecem. Às vezes saber uma simples informação pode salvar a nossa vida e aumentar as chances de sobrevivência.

O site Adme separou uma lista com algumas informações preciosas que podem salvar a sua vida em uma situação de perigo. Decidimos repassá-las para vocês. Vejam só:

O que fazer quando encontrar com um urso?

Primeiramente, não corra, pois os ursos são muito mais rápidos do que você e com certeza te alcançarão. Os ursos possuem um grande ponto fraco: a manobrabilidade. Eles não conseguem executar movimentos rápidos, como rastejar. O mais sábio a se fazer é se mover em torno de qualquer objeto, como uma árvore, uma hora ele vai se cansar e te deixar em paz.

Como quebrar o vidro do carro em situações de emergência

Em uma situação de perigo em que você não consegue abrir a porta do carro, o mais sábio a se fazer é tentar quebrar o vidro da porta. O vidro é mais fácil de se quebrar não no centro, mas sim nas bordas.

O curso que leva você para o mar

Caso você entre em uma corrente de retorno, primeiramente se acalme e nunca nade contra a corrente. É inútil ir contra o fluxo do mar, você vai estar apenas desperdiçando forças inutilmente. O correto a se fazer em uma situação como essa é nadar paralelamente até sair para fora da corrente, depois de sair da corrente, nade em linha reta para a terra.

Diagnóstico de insolação

A insolação é um problema sério causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso que pode ser fatal. Ela acontece quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40ºC, o que faz com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Os sintomas mais evidentes de insolação são tonturas, pulso rápido, fraqueza muscular e náuseas, mas podem haver muitos outros sintomas. Para você ter certeza se está ou não com insolação, coma um algo doce. Se o sabor parecer desagradável, é insolação. Caso você perceba que está com insolação, procure imediatamente ajuda profissional.

Cheiro de peixe ou urina em sua casa sem nenhuma razão

Se você não souber de onde está vindo este cheiro, é possível que o cheiro esteja vindo de fios de fusão, que podem causar um grande incêndio. O aconselhado a se fazer em uma situação como esta é desligar a energia elétrica enquanto o problema não é identificado.

Mordida de uma cobra venenosa

Primeiramente você deve lavar o local da picada apenas com água, sabão ou soro fisiológico. Tente manter a pessoa deitada e tente acalmá-la o máximo que puder, pois a agitação faz com que o veneno se espalhe mais rápido. É muito importante manter-se hidratado, recebendo pequenos goles de água. Lembre-se também de levar o animal (morto ou vivo) para o hospital. Se não for possível filme ou fotografe. A identificação do animal, por uma pessoa capacitada faz com que o soro correto seja aplicado já que cada cobra precisa de um soro diferente.

Reanimação após afogamento

Aproxime-se da pessoa por trás, passando um braço por baixo da axila e do queixo da vítima, ajudando-a assim a manter a boca fora d’água. Seu braço mais hábil fica livre para você nadar. Se a vítima chegar a terra firme inconsciente,veja se ela está respirando, aproximando-se da boca e do nariz dela. Se não houver sinal de respiração, inicie a ventilação boca-a-boca, tampando o nariz da pessoa e assoprando ar na boca. Após duas respirações boca-a-boca, inicie uma série de 15 massagens cardíacas. Você deve jogar seu peso sobre suas duas mãos, que permanecem apoiadas, uma sobre a outra, no centro do esterno (osso do peito) da vítima. Comprima o tórax dela e solte em seguida. Repita esse ciclo de duas respirações e 15 massagens até a pessoa voltar a respirar

Fogo em garrafa de água

Não, não estamos brincado, é possível sim uma garrafa de água pegar fogo, caso ela seja exposta aos raios de sol, ela pode realmente causar um incêndio. A garrafa vai agir como uma espécie de lente e concentrar todo o calor do sol em um único ponto. Mantenha sempre os recipientes longe das janelas e nunca deixe-os dentro do carro.

Como manipular alguém inconsciente

Caso você precise ajudar urgentemente alguém que está inconsciente, você deve tomar o máximo de cuidado para não colocá-la de costas para o chão. Você deve deitá-la e aproximar os joelhos contra o peito. Isso ajudará a pessoa a recuperar o fluxo sanguíneo para o cérebro, fazendo com que a pessoa recupere a consciência. Mas antes de fazer isso, verifique se a pessoa não tem nenhuma leão no tronco ou nas pernas, pois isso poderia acabar agravando a situação.

Água da praia muito longe das características habituais

Quando o mar estiver como na primeira situação da imagem, tome cuidado e saia imediatamente do local, tente avisar o máximo de pessoas para sair do local o mais rápido possível.

Na véspera do tsunami no Oceano Índico em 2004, infelizmente, poucas pessoas deram a devida importância ao fato. O mar estava tão baixo que quase todo o povo foi para a praia para coletar conchas e peixes. No entanto, duas pessoas conheciam este fato: uma menina de 10 anos de idade chamada Tilly Smith e o professor de biologia John Chroston. No dia do tsunami eles salvaram muitas vidas com esta informação.

Ilustrações: Yekaterina Ragozina
Fonte: Adme

Comentários no Facebook

Em vez de pagar para uma festa de casamento, esse casal usou o dinheiro para viajar 400 dias. Foi sua lua de mel

Essa cabeleireira faz tranças hipnotizantes em formato de flores e o resultado é inspirador