Esse artista cria “poltronas vivas” através de modelagem em árvores vivas

O artista Peter Cook desenvolveu uma “poltrona viva” através de métodos de modelagem em árvores vivas seguindo os mesmo princípios do Bonsai. 

Com amarras e constrições ele consegue mudar a direção de crescimento dos ramos. Esta poltrona de jardim demorou 10 anos para chegar a este ponto!

Ele conta que os troncos das árvores podem ser unidos ou mudados de direção enquanto estão crescendo, com isso, ele pode modelar aos poucos e deixar a árvore com a forma que ele quiser.

Dependendo da estrutura, é necessário colocar um apoio para a árvore. Peter Cook e Becky são os pioneiros nesta arte de modelagem de árvores. Eles possuem um jardim incrível que eles criaram com o decorrer do tempo.

Esta árvore se assemelha a um esboço do corpo humano, as chamadas “árvores-pessoas”.

E esta é a famosa “árvore-cadeira”! 

Uma “árvore mesa”

Peter contou em entrevista que sempre teve profunda admiração pela jardinagem. Ele e sua esposa residem em Queensland, Austrália, numa propriedade de 162 hectares, cercada por uma belíssima paisagem selvagem.

Eles criaram a arte em meados de 1986, desde então eles criaram vários experimentos fantásticos com as árvores. Eles deram o nome de “Pooktre” para a arte. O método de Pooktre é uma forma de fazer mudanças graduais na direção do crescimento dos ramos de uma árvore à medida que ela cresce. Para deixa-la na forma desejada é necessário muita paciência e dedicação.

“Nossa descoberta crucial foi a zona de modelagem. A zona de modelagem é uma área de uma árvore que pode ser guiada em qualquer forma sem danificar a árvore… Nós usamos principalmente árvores de ameixas selvagens, mas também usamos outras árvores, como cerejeiras. A zona de moldagem é uma pequena área no ramo logo atrás da ponta crescente.”, contou Peter.

Confira mais algumas fotos desta arte incrível:

Fontes: Tv Lagartixa, Magnus Mundi

Comentários no Facebook

Crianças criam casas para cachorros usando material reciclável

13 invenções que certamente você vai querer AGORA!