Planeta Júpiter salva a Terra de uma desastrosa catástrofe!

Astrônomos amadores registraram um momento incrível!  Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar sendo atingido por um meteoro que, segundo eles estava vindo em direção a Terra.  A explosão foi tão grande que pôde ser registrada aqui da Terra. Confiram o vídeo:

Youtube:

Facebook:

Novas simulações sugerem que sem Júpiter e Saturno orbitando o Sol nos arredores da Terra, a vida poderia não ter surgido em nosso planeta. De acordo com os pesquisadores, os dois gigantes gasosos provavelmente ajudaram a estabilizar o sistema solar, protegendo a Terra e outros planetas rochosos interiores de frequentes enfrentamentos com grandes objetos em movimento rápido.

Em outras palavras, como relata o portal Space, planetas gigantes parecem ter um impacto importante na formação de um sistema. “Se não há planetas gigantes em seu sistema, você tem um sistema planetário muito, muito diferente”, declarou Tom Barclay, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, em Moffett Field, Califórnia, na 227ª reunião da Sociedade Astronômica Americana.

Barclay e seus colegas descobriram que os impactos enormes – como aquele envolvendo a proto-Terra que acredita-se ser o responsável pela formação da lua, 4,5 bilhões de anos atrás – aconteceriam com mais frequência e por períodos de tempo mais longos em sistemas solares com menos planetas exteriores gigantes.

Tais impactos poderiam resultar na perda da atmosfera de um planeta, o que poderia tornar este mundo inabitável. “Se você tem planetas gigantes, os últimos impactos gigantes acontecem em algum lugar entre 10 e 100 milhões de anos [após a formação dos planetas], o que é muito bom – é como o que aconteceu na Terra”, explicou Barclay. “Se você não tem planetas gigantes, o último impacto gigante pode acontecer centenas de milhões a bilhões de anos depois. Isso realmente é um risco para a habitabilidade”.

[HypeScience]

Temos muito que agradecer a Júpiter, não acha? Vamos mandar alguns aplausos para ele!

Comentários no Facebook

Navio reaparece 90 anos depois de ter desaparecido no Triângulo das Bermudas

10 pessoas que estão tendo um verão nada agradável